img
Atitudes transformam realidades
Home / Atitudes que transformam realidades

Amora Brinquedos Afirmativos

Amora Brinquedos Afirmativos
Em 14/11/2019
o Amora estimula nas crianças negras a construção da identidade étnica e o fortalecimento da autoestima necessárias para enfrentar os episódios de racismo do cotidiano.

No mês da Consciência Negra, o empreendimento social Amora Brinquedos Afirmativos está no Atitudes que transformam realidades. O Amora é um negócio social, onde seu lucro só faz sentido se vier acompanhado de lucro social. É por isso que a cada produto Amora vendido, um outro brinquedo afirmativo é distribuído gratuitamente para escolas públicas. Com tecnologia social própria, o Amora atua também com ações afirmativas, tais como oficinas e contações de histórias. Uma boneca negra pra uma criança negra é muito mais que uma boneca, é uma ferramenta de construção de identidade e autoestima. Por isso, o propósito do Amora é levar representatividade negra infantil através de brinquedos e atividade lúdicas, para que as crianças, ao se verem representadas no brinquedo, possam construir um mundo onde elas são protagonistas. 
 O evento “Eu Brinco, Eu Existo!” é um dos pilares que constrói a tecnologia social do Amora. Através dele, com apoio na Lei 10.639 (Lei que que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na grade curricular de todas as escolas) o Amora adentra o universo escolar e conversa de forma lúdica e interativa com o público infantil sobre estética afro, bonecas Abayomi, quilombos e diversos outros elementos da cultura e história afro brasileira, promovendo dessa forma práticas pedagógicas antirracistas. 
 A contação de história infantil se dá sob a perspectiva de uma boneca negra humanizada: a Amora, que fala para as crianças sobre estética e cultura afro. Geralmente é a primeira vez que as crianças verão uma boneca de pano negra que vira gente, fala, ri e conta histórias! 
 Práticas de promoção da igualdade racial, representatividade e construção de identidade em crianças negras é o que o Amora vem desenvolvendo com êxito nas escolas de Salvador, através de tecnologia social própria que possibilita o desenvolvimento de ações afirmativas alicerçadas em brinquedos e atividades lúdicas. Através dessas ações, o Amora estimula nas crianças negras a construção da identidade étnica  e o fortalecimento da autoestima necessárias para enfrentar os episódios de racismo do cotidiano. O Amora transforma realidades, realidades de preconceitos são suplantados pela ludicidade, pelas histórias que valorizam as linguagens e personagens que estiveram escondidos da pedagogia infantil por tanto tempo. Crianças negras com identidades construídas e fortalecidas se tornarão futuros adultos aptos a enfrentar o racismo estrutural que a sociedade carrega até os dias atuais, serão donos e donas de suas falas e histórias, serão os heróis e heroínas que combaterão, sem fragilidades psicológicas, o preconceito racial.

Conheça mais o Amora Brinquedos Afirmativos, acessando:
https://vimeo.com/user65557073
www.amorabonecas.com.br
Os produtos Amora podem ser adquiridos na loja virtual  no site do Amora e em lojas físicas, que são:
- Casa do Requião  (Santo Antônio Além Carmo, Salvador)
- Coreto Kids (Shopping Bela Vista, L12)
- Elementuá (Rua Fonte do Boi,5,Rio Vermelho)

Imagens cedidas pelo Amora

Foto Foto
Foto Foto
Foto Foto
Foto