img
Atitudes transformam realidades
Home / Saiba mais

Livro de Ailton Krenak

Livro de Ailton Krenak
Em 05/06/2020

TRECHOS DO LIVRO IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO.

Refletindo à luz da sabedoria indígena, com Ailton Krenak.

"Se sobrevivermos, vamos brigar pelos pedaços de planeta que a gente não comeu, e os nossos netos ou tataranetos - ou os netos dos nossos tataranetos- vão poder passear para ver como era a Terra no passado." (p. 13)




"Como justificar que somos uma humanidade se mais de 70% estão totalmente alienados no mínimo exercício de ser? A modernização jogou essa gente do campo e da floresta para viver em favelas e em periferias, para virar mão de obra em centros urbanos.Essas pessoas foram arrancadas de seus coletivos, de seu lugares de origem, e jogadas nesse liquidificador chamado humanidade. Se as pessoas não tiverem vínculos profundos com sua memória ancestral, com as referências que dão sustentação a uma identidade, vão ficar loucas neste mundo maluco que compartilhamos."
(p.14)


"Fomos , durante muito tempo, embalados com a história de que somos a humanidade. Enquanto isso- enquanto seu lobo não vem- fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamps a pensar que ele é uma coisa e nós , outra: a Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo que eu consigo pensar é natureza."
(p.16-17)